Questões comentadas de concursos.

Participe de nossos desafios e concorra a 1(um) livro do Professor Myson Lima - O Essencial do Português para Concursos.

Sorteio dia 31/3/2010

Nesta coluna do blog serão incluidas questões de concursos comentadas.

Tente resolver esta questão.

5. Suspende no ar o garotinho.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

(A) ... bota a mão no ombro do voluntário insofrido...
(B) ... pra que vá mais ligeiro?
(C) ... porque ficou idiotizado de terror ...
(D) O regalo é um reloginho de pulso ...
(E) como se fosse mágico.

Vamos aos comentários e solução desta questão.

Em Suspende no ar o garotinho observa-se verbo ("suspende") com emprego transitivo direto, sendo seu complemento direto (objeto direto) indicado por "o garotinho". A expressão "no ar", tradutora de informação acessória de lugar que se fornece ao verbo, é adjunto adverbial de lugar.

Assim, vejamos todas as alternativas da questão para localizarmos, como solicitado no enunciado da questão, outro verbo de mesma regência transitiva direta.

(A)... bota a mão no ombro do voluntário insofrido...
Correto. A forma verbal "bota" tem emprego, no texto desta alternativa, transitivo direto, também. Seu complemento direto (objeto direto) está indicado por "a mão". Todo o sintagma "no ombro do voluntário insofrido" desempenha papel de adjunto adverbial para a forma verbal em discussão, uma vez que introdutora de circunstância adverbial de lugar para a mesma. Esta é a resposta da questão.

... em breve os comentários dos outros quesitos...
Colaborou para este artigo o Acadêmico de Direito Francisco Sampaio - P41 - Português - FCC - Décio Sena

Bandeira Portuguesa

Bandeira Portuguesa

domingo, 9 de maio de 2010

Textos enviados pelos alunos da Casa de Cultura Portuguesa

DESCRIÇÕES

De: Emanuela Para: Ricardo
Segunda-feira é a prova de português de um curso que eu faço no centro de cultura portuguesa da Universidade Estadual do Ceará.A prova vala nove pontos mais um ponto desta redação que estou escrevendo.E nesta redação a professora me pediu para eu descrever um colega de classe,o Ricardo.
O meu dilema é como descrever uma pessoa que eu mal conheço,vi algumas vezes,não tenho amizade,não conversamos,não sei quem ele é,do que ele gosta e muito menos o que faz.
É difícil para mim,quase impossível mais parece uma brincadeira.Acho que vou inventar,fingir que o conheço,quem sabe dê certo.Acontece que nem isso eu consigo.
Resolvi então descrevê-lo fisicamente,pelo que vi:O Ricardo é um rapaz alto,forte,de faces coradas,cabelo curto e liso e boa aparência.É caladão,chega sempre atrasado e tem faltado algumas aulas e parece ser uma boa pessoa.
Esta taref a me fez refletir o quanto somos individualistas e apressados no nosso dia-a-dia,pois em uma sala de aula pequena,com poucos alunos,sequer conhecemos o colega que está ao nosso lado.Acho que precisamos desenvolver atividades mais interativas. Beijos Emanuela
De: Priscila Para: Tiago
Tiago Araújo, este é o nome da pessoa que irei descrever. Tive pouco contato com ele, por isso será bastante complicado descrevê-lo.
Lembro-me do dia em que fizemos a troca dos nomes, percebi que ele é alto, sua pele tem um tom entre o claro e o escuro e seus cabelos são escuros, no momento, não rtecordo da cor dos olhos.
A primeira vista, achei que ele fosse chato e "metido". Mas, depois que conversamos, ele demonstrou que eu estava errada, fazendo com que eu percebesse que ele é simpático e não metido, só gosta de expressar suas opiniões. Além disso, copreensivo, atencioso e bastante compenetrado. Por ser muito diplomático, deve ter grande facilidade de adaptação, conviver muito bem em todos os ambientes que frequenta.
Bem, espero que não tenha errado nesta descrição, mas se errei vou procurar conhecê-lo melhor, para que na próxima seja bem precisa.

De: Augusto Para: Marta
Bem, vou falar de uma pessoa que não conheço bem e o único contato que temos é "bom dia" ou "olá, tudo bem contigo?". Quando a professora fez o sorteio na classe e vi que era ela que tinha de ser representada por meio de minhas palavras, fiquei pensando no que escrever. Acabei descobrindo que ela mora mesmo bairro em que vivo há tanto tempo. Isso já é o estopim para começar minha descrição.
Ela tem o estereótipo da dona de casa, da chefe de família, que põe ordem em tudo; características essas que vêm do do significado do seu nome, de origem aramaica. A Marta parece ter um alto temperamento e deve ser por isso que, no ínicio do curso, não fui muito com a "cara" dela, o seu jeito.
Fiquei observando-a esses dias e me enganei um pouco, pois é de praxe do ser humano julgar as pessoas, o velho dito julgar o livro pela capa. Ela parece ser uma ótima pessoa e amiga para todas as horas. Além de tomar conhecimento do significado do seu nome, do bairro onde mora, descobri que ela é formada em Biblioteconomia, eu acho, pois uma vez ela comentou comigo que mal andava pelo bairro porque vivia praticamente na faculdade e ouvi comentários de sua parte na sala que é formada na área.
Enfim, não tenho mais o que comentar sobre a Marta e ainda tenho muito a conhecer ao longo desses quatro semestres, se continuarmos juntos no curso, é claro. No texto acima está descrito a primeira impressão que tive e deve ter x ou y adjetivos bons ou ruins dela que ainda não conheço. Um abraço Marta.
De: George Para: Eduardo
Não tinha notado, até aquele momento, a presença daquele rapaz na minha turma de Língua Portuguesa. Só percebi quando a professora nos propôs descrever um colega de curso.Agora, estou com esta tarefa de descrevê-lo.
Chama-se Eduardo,é alto,usa óculos de grau, cabelo curto e negro,um pouco magro e tem a pele clara. Apesar de conhecê-lo pouco, pude notar que é muito paciente, centrado e que está sempre atento às explicações da professora. Me parece também que é muito educado e organizado, pois trata muito bem as pessoas que conversam com ele e sempre organiza seu material de estudo antes de sair da sala.
Engraçado como, no corre-corre da vida, só notamos algumas pessoas quando nos é pedido que façamos isso, não porque queremos, mas porque a dinâmica da vida nos proporciona tal situação.

De: Marcélio
Dos pés à cabeça

Com um esmalte cintilante, a destacar as suas unhas muito bem feitas, e com sandálias rasteiras, ela compõe a beleza única de seus pés. É desta forma que ela inicia a sua apresentação ao lançarmos sobre ela o olhar avaliador, característica intrínseca feminina.
As calças compridas guardam um segredo que poucos conhecem. São as curvas esculturais das suas pernas tímidas que pouco aparecem.
A cintura de violão dar o ar da graça ao seu desfile, capturando olhares atentos aos seus movimentos harmônicos.
O abdômen malhado e o busto delicado compõem o tronco que causa inveja a muitas mulheres.
O pescoço alto e fino faz a ligação suave entre o tronco e a sua face meiga.
Com um sorriso encantador, lábios finos e pálidos, nariz afilado, olhos castanho-escuros, sobrancelhas bem penteadas e cabelos nos ombros, ondulados e castanho-claros desenham o seu retrato facial.
E não se pode esquecer de mencionar a sua marca registrada: um sinal pretinho na sua bochecha esquerda, marca única que a diferencia dentre as tantas outras mulheres brasileiras.

Marcelio Sharles.

De: Eduardo Para: Fabiano
Fabiano é um rapaz novo, irá completar vinte e cinco anos e hoje tem dois filhos, um menino e uma menina chamados João e Maria respectivamnete.
Hoje, Fabiano é um rapaz magro, mas quando era cirança era gordo e, por causa disso, sofria muito, pois seus colegas de classe implicavam com ele. Fabiano tem o cabelo baixo, quase raspado devido à recente aprovação em um concurso público, sua pele é bronzeada, é moreno, pois foi no fim de semana que passou à pria. Ainda uso um óculos, pois é deficiente da visão, quase cego.
Fabiano é um jovem sonhador, bastante estudioso, passa quase o dia todo estudando. Também é um rapaz calmo que gosta de conversar, mas o que mais gosta de fazer é dar aulas, pois é professor de matemática e física em uma Universidade Pública.

Eduardo Coutinho do Rêgo

De: Fabiano Para: Isabel Cristina
Participante das casas de cultura portuguesa, no período de ingresso em 2010.1, Isabel Cristina é um bom exemplo de perseverança e Constança. Ela prova uma sociedade injusta e desigual, com o a que vivemos – infelizmente - , que é possível estudar na melhor universidade do estado do Ceará e uma das melhores do Brasil.
Em sua pequena expressão facial, Isabel Cristina sempre tem um sorriso estampado no rosto. Sua simplicidade, característica marcante dela, atrai varias pessoas para o seu convivi social. Ela prometeu para si mesmo, tendo por base o estudo e dedicação – dos adjetivos marcantes de sua personalidade – que se dedicaria bastante na universidade para melhorar de vida.
Devemos considerar Isabel Cistina como exemplo de vida para as pessoas. Mostrar que através do estudo e dedicação teremos uma vida melhor e mais digna.
De: Marta Para: Isabel Cristiane
Com objetivo de analisar a escrita dos aluno e propor uma melhor interação da turma,a professora nos passou a tarefa de fazer uma descrição dos colegas de classe, a escolha foi feita através de sorteio.Apesar de não termos um contato mais próximo uns com os outros, a tarefa nos foi dada.
No meu caso a pessoa que tirei no sorteio não tenho uma interação mais aproximada e pouco sei da mesma,mas apesar do pouco contato vou procurar citra algumas caracteristicas fisicas e psicológicas.
No sorteio tirei a aluna Isabel Critiane que me passa a imagem de ser uma pessoa educada, calma, amiga, estudiosa, esforçada e organizada.
Isabel Critiane é uma pessoas de aspecto físico magro, usa óculos, cabelos curtoe estatura mediana.Como não conheço a Isabel Cristiane com mais firmeza, tenho a plena consciência que não posso estabelecer um preconceito, de sua pessoa,apenas informei o que consegui observar com o pouco tempo de convivência.

De: José Airton Para: Matheus

Nesta atividade, eu e meus colegas iremos assumir o papel de escritor descritivo, isto é, coube a cada um o papel de descrever, expor, contar os adjetivos de um companheiro de sala.
Particularmente, acho essa atividade um tanto quanto complexa, afinal descrever alguém com quem não temos muita convivência não é uma tarefa fácil.
Sem mais delongas começarei a descrever o colega a qual fiquei responsável de retratar.
fisicamente ele se apresenta da seguinte forma: tem aproximadamente 1,80m de altura, magro e cabelos castanho-escuros.
Conversamos poucas vezes e nesse pouco tempo de conversa fiquei sabendo que ele cursa Letras na Universidade Estadual do Ceará. Além disso, ele estuda Libras (linguagem de sinais utilizada pelos surdos-mudos do Brasil).
Para finalizar, quero dizer que o colega que descrevi é o Mateus.



De: Isabel Cristina Para: Cleidiane

A construção do conhecimento ocorre a partir da compreensão das descrições, pois ler sobre uma temática qualquer é ler algo que foi descrito por alguém. Se pararmos para pensar vemos que até as marcas registradas pelo homem nas cavernas trata-se de uma descrição. A descrição é portanto, algo genial, graças a ela podemos visualizar um fato real ou irreal. Neste contexto descrevemos alguns aspectos físicos e psicológicos de uma aluna do semestre I da Casa Cultura Portuguesa.
Fevereiro de 2010 começaram as aulas, eram grandes as expectativas com relação as aulas e alunos que iria conhecer. Tudo bem vamos ao ponto. Entre os alunos encontra-se uma moça linda, a qual não consigo parar de encontrar palavras para descreve-la. Meu contato com ela iniciou quando a encontrei no meio do caminho quando estávamos indo para aula, por sinal foi neste momento que pude perceber o quanto é simpática, veja e acreditem sem sua simpatia nunca teria feito amizade com ela. É solidária, esta uma qualidade fundamental, porém são poucas as pessoas que têm, dado o individualismo hoje muito presente na sociedade.
Muito gentil, calma, amável, esperta, observadora, o que a faz uma pessoa inteligente e capaz de perceber o mundo ao seu redor. É magra, baixa, tem cabelos pretos e grandes, gosta de vestir saia, usa os cabelos soltos tem os olhos preto.
Há outros adjetivos que poderia descrevê-la, mas no momento prefiro que conferirem pessoalmente. Esta é a minha sugestão para aquelas pessoas que desejam ter amizade com pessoas com as características da Carinhosa, Legal, Elegante, Inteligente, DinâmIca,, Amável, Natural Especial.
De: Liliane Para: Valdemir

O curso de Língua Portuguesa na Casa de Cultura é para capacitar os alunos a usarem de forma padrão a língua portuguesa. É muito procurado, por isso tem muitos alunos. Ingressei na Casa de Cultura com o intuito de aprimorar-me na gramática tradicional e para complementar o curso de Letras.
Minha turma no horário pela manhã tem muitos alunos, aproximadamente uns quarenta, ás vezes, nem reconheço alguns, mas tem um aluno que não fica imperceptível seu nome é Vladimir, ele é um aluno esforçado, pois sempre se senta na primeira cadeira, mas não é por esse motivo que ele é imperceptível, pois, por ser inteligente sempre é indagado pela professora com a seguinte frase: “Vladimir defina esse tremo para nós”. E ele prontamente responde corretamente.
Vladimir é um jovem de média estatura, moreno e magro, tem cabelos pretos e curtos, e sempre usa bermuda para ir á aula. A turma tem uma característica marcante, de ter alunos assim como Vladimir que gostam de estudar e serem prestativos com o conteúdo fazendo a aula interativa e produtiva para todos.
De: Valdemir Para: Liliane

Na manhã chuvosa de quarta feira eu estava na parada de ônibus, pois queria ir à Bienal do livro verificar as obras de alguns autores. Mesmo com tanta chuva resolvi ir. Chegando ao evento, percebi que estava fazendo muito sucesso, tinha uma grande demanda de jovens. Entre aqueles visitantes, conheci uma jovem chamada Liliane, uma pessoa de poucas palavras e tímida.

Ela usa óculos, tem cabelos pretos, é magra, branca e educada. Sua altura era de aproximadamente um metro e cinqüenta e dois. Seus olhos pretos eram atentos como os de um águia, pois olhava cada livro detalhadamente. A roupa que Liliane usava na ocasião era uma blusa rosa com mensagens religiosas, calça jeans e calçava uma rasteirinha simples. De vez em quando mostrava um sorriso que se mantinha oculto dentro de uma linda moça. Depois de avaliar tantos livros, Liliane se despediu e foi embora.

Apesar de ser uma pessoa simples e comportada, Liliane me passou a imagem de uma boa moça, mas não comunicativa. Por isso, para o crescimento pessoal dela, ela tem que expor essa ferramenta importante, e não mantê-la guardada no armário. Pois é através da comunicação que se constroem laços de amizades.
De: Edson Para: Janieyre

Margarida é uma jovem de 22 anos de idade. Uma garota que está começando a vivenciar os prazeres do mundo. Com um porte físico que não se enquadra nos padrões “impostos” pela sociedade, ela se sobressai perante os demais com sua forma de agir e pensar.
Tem 1,60 m de altura, corpo em boa forma, aproximadamente 59 kg, pele branca e bem cuidada, cabelos curtos, loiros e com corte moderno, olhos negros que passam intensidade.
Mostra-se uma pessoa que sabe o que quer. Objetiva por natureza e convicção, não gosta de coisas muito complicadas, sempre direta e decidida. Inteligente e observadora espera o momento oportuno para expor suas opiniões e idéias sobre determinado assunto.
Alegria e felicidade são suas características básicas da sua personalidade. Está sempre com um sorriso no rosto, vivendo sempre com intensidade os prazeres da vida. Age sempre de forma racional diante dos obstáculos que surgem pelo caminho, nunca baixando a cabeça, mostrando-se guerreira e forte.
De: Isabel Cristiane Para: Marcélio
Esta é a primeira vez na vida que descrevo alguém que, praticamente, não conheço. Confesso que não sei nem por onde começar. Decidi especular sobre as possíveis características físicas e psicológicas do jovem colega cujo nome é Marcélio.

Embora nao o tenha visto direito, creio que se trata de um rapaz alto, pele clara, cabelos curtos e olhos castanhos. À primeira vista, pareceu-me um rapaz de temperamento calmo, personalidade firme e um pouco tímido.

Em virtude de ser um rapaz novo e de estar frequentando um curso de português, penso que seja estudioso, aplicado e focado em seus objetivos. Provavelmente, sonha com um emprego público que possa lhe trazer segurança e tranquilidade. Como a grande maioria dos jovens, aspira a um trabalho onde possa atingir o ápice do crescimento profissional e, desta forma, garantir bem-estar e qualidade de vida para si e para os que o rodeiam.

Isabel Cristiane Façanha Brasil

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