Questões comentadas de concursos.

Participe de nossos desafios e concorra a 1(um) livro do Professor Myson Lima - O Essencial do Português para Concursos.

Sorteio dia 31/3/2010

Nesta coluna do blog serão incluidas questões de concursos comentadas.

Tente resolver esta questão.

5. Suspende no ar o garotinho.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

(A) ... bota a mão no ombro do voluntário insofrido...
(B) ... pra que vá mais ligeiro?
(C) ... porque ficou idiotizado de terror ...
(D) O regalo é um reloginho de pulso ...
(E) como se fosse mágico.

Vamos aos comentários e solução desta questão.

Em Suspende no ar o garotinho observa-se verbo ("suspende") com emprego transitivo direto, sendo seu complemento direto (objeto direto) indicado por "o garotinho". A expressão "no ar", tradutora de informação acessória de lugar que se fornece ao verbo, é adjunto adverbial de lugar.

Assim, vejamos todas as alternativas da questão para localizarmos, como solicitado no enunciado da questão, outro verbo de mesma regência transitiva direta.

(A)... bota a mão no ombro do voluntário insofrido...
Correto. A forma verbal "bota" tem emprego, no texto desta alternativa, transitivo direto, também. Seu complemento direto (objeto direto) está indicado por "a mão". Todo o sintagma "no ombro do voluntário insofrido" desempenha papel de adjunto adverbial para a forma verbal em discussão, uma vez que introdutora de circunstância adverbial de lugar para a mesma. Esta é a resposta da questão.

... em breve os comentários dos outros quesitos...
Colaborou para este artigo o Acadêmico de Direito Francisco Sampaio - P41 - Português - FCC - Décio Sena

Bandeira Portuguesa

Bandeira Portuguesa

domingo, 11 de setembro de 2011

CONCURSO UNILAB - UFC

Saiu edital. Salário R$ 2.100,00 Veja maiores detalhes da prova e de nosso preparatório. Aulas iniciando. Tópicos que serão abordados em nosso curso. LÍNGUA PORTUGUESA (para todos os cargos) Leitura Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos. Conteúdo: 1. Identificação das relações de coerência: 1.1. ideia principal / ideias secundárias; 1.2. relação de causa e efeito; 1.3. relação de comparação e contraste; 1.4. sequência temporal e espacial. 2. Identificação das relações coesivas: 2.1. referência; 2.2. substituição; 2.3. elipse; 2.4. repetição. 3. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. 4. Identificação do sentido entre palavras: 4.1. sinonímia/ antonímia / polissemia; 4.2. hiponímia / hiperonímia; 4.3. campo semântico. 5. Identificação da natureza dos vários tipos textuais: 5.1. narrativo; 5.2. descritivo; 5.3. expositivo; 5.4. argumentativo. 6. Reconhecimento da especificidade dos gêneros textuais: 6.1. elementos constitutivos e sua organização; 6.2. características linguísticas; 6.3. funções dos textos. 7. Reconhecimento do propósito do autor. 8. Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e de opinião. 10. Reconhecimento do propósito comunicativo. 11. Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta. Gramática Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto. Conteúdo: 1. Fonologia: 1.1. distinção de fonemas e letras; 1.2. reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas; 1.3. identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos; 1.4. aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico adotado no Brasil, considerando-se o que prescreve o Decreto Nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008; 2. Morfologia: 2.1. identificação, pela função sintática, da classe das palavras; 2.2. identificação das flexões nominais e verbais; 2.3. flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; 2.4. emprego dos pronomes de tratamento; 2.5. reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção; 2.6. reconhecimento dos elementos mórficos das palavras; 2.7. distinção entre composição e derivação; 2.8. reconhecimento dos cognatos das palavras; 2.9. decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação. 3. Sintaxe: 3.1. reconhecimento dos termos da oração; 3.2. identificação da oração no período; 3.3. justificação de casos de concordância nominal e verbal; 3.4. distinção entre regentes e regidos; 3.5. classificação dos verbos quanto a sua predicação; 3.6. emprego dos verbos de múltipla regência; 3.7. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 3.8. distinção entre ordem direta e ordem inversa. 03 - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 1. Noções de administração: organizações, eficiência e eficácia. 2. O processo administrativo: a) planejamento (fundamentos, tomada de decisões, ferramentas); b) organização (fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais); c) execução (aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional); d) controle (princípios da administração da produção e do controle). 3. Princípios fundamentais da administração pública: administração pública no Brasil, administração pública gerencial, reforma da gestão pública e sistemas de administração federal. 4. Noções de Arquivo: a) conceitos fundamentais de arquivologia (princípio proveniência, teoria das três idades de arquivo); b) gestão de documentos (protocolo, instrumentos de gestão de documentos, plano de classificação, tabelas de temporalidade); c) arquivos permanentes (Arranjo, Descrição); d) Lei nº 8159, de 08 de janeiro de 1991; e) preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos (política, planejamento, técnicas). 5. Redação Oficial: documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras (ata, atestado, circular, certidão, edital, memorando, ofício, etc.). Links: Link para inscrição no concurso: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/unilab2011/ Link para o edital: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/unilab2011/download/Edital.FINAL.UNILAB2011.pdf Início das aulas: 14/9/2011 Carga horária: 140 h/a Horário: das 18h30 às 21h30 Investimento: R$ 300,00 (a vista) ou 1 + 1 de R$ 160,00 (no cheque) Corpo docente: Experiente e comprometido com sua aprovação. Vagas limitadas. Maiores informações: CURSO PROFESSOR MANOEL RIBEIRO. R. Juvenal Galeno, 130 - Benfica - Próximo as Casas de Cultura da UFC. Telefones: 8824 9968 / stisampaio@gmail.com Contatos: Professor Sampaio / Sra. Lindalia

Nenhum comentário: